quinta-feira, 22 de junho de 2006

Vamos jogar ao Desliga?

Ontem em conversa com uns amigos, o Jojó e a Diana, lembrei-me de algo que fazia quando era miúdo. Naquelas alturas em que sem querer caía nas conversas chatas que os “meninos” tinham sobre um dito desporto (futebol).
Pois, eu nunca fui grande amante dessa doença a que chamam futebol e para quebrar o tédio comecei por me abstrair das conversas, mas continuava a ouvir tudo o que se dizia! Tentava apenas limitar-me a ouvir os sons, sem tirar das palavras o sentido! Já se imaginaram por exemplo perdidos no meio de uma aldeia remota no Japão? Ou numa floresta na Noruega, encontram alguém e tentam estabelecer uma conversa e na realidade o que percebem são apenas sons! O cérebro desliga completamente pois não reconhece nenhum dos ruídos que chegam aos receptores auditivos!
Aqui é que se encontra a piada, saber o que as pessoas que desconhecem as línguas latinas ouvem quando é estabelecido algum tipo de contacto linguístico oral!
Fascinado por recordar algo perdido algures na confusão em que se encontra a minha cabeça quando cheguei a casa a primeira coisa que fiz foi ligar a TV e experimentar! Bem, não foi logo porque lembrei-me que estava a dar o TOP Gear na BBC Prime. Mas a hora não podia ter sido a melhor! Oito horas da noite. Mal mudo o canal já estão a começar as notícias! Ideal. Nada melhor que desligar do mundo num jogo tão querido que é este! Pois é, ainda demorei uns 5 minutos para atinar com a cabeça e desligar completamente a parte que tira o significado dos sons, mas depois passei cerca de um quarto de hora a curtir a cena...

As perdas tornam-nos nostálgicos. Agora só tenho é de aproveitar esta nostalgia para me reanimar. Tentar ver para além das hipóteses precárias que surgem! Tudo se resolve, só espero é que volte a ser a meu favor!

Fica aqui a proposta! Tentem jogar... as novelas também são boas e visto que estamos condenados a atura-las! Por que não tirar algum partido disso? Se tiverem dificuldade tentem com programas em inglês, torna-se mais fácil por não ser a língua materna!
Sei que para muitos isto é um jogo estúpido, mas tentem, ninguém precisa de saber que experimentaram!

“Não neguem à partida uma ciência que desconhecem!”

Sem comentários: