quinta-feira, 19 de abril de 2007

x) Chegou! x)

Ontem chegou a minha nova aquisição, depois de muito ponderar de ver e rever, depois de experimentar, depois de andar a voar e quase malhar… comprei uma Ghost ERT 7500!

Devoradora de escadas e com uma vontade própria para fazer saltos é um autêntico avião! Ontem só dei uma voltinha pela cidade, umas escadas uns passeios e uns degraus maiorezitos mostraram-me que posso abusar da Burra sem que ela se queixe muito!

Hoje fiz o teste… estava a pensar se seria mesmo uma boa compra… mas vejamos como ela se porta! (parte mais técnica)

Apesar de 160mm de curso na forquilha, que para descer é excelente, conseguimos subir com facilidade pois podemos reduzir para 115mm de curso mínimo (ponto menos forte, pois esta redução implica rodar 15 vezes a patilha do braço esquerdo da suspensão!). A parte da subida é ainda reforçada com um simples pressionar e rodar no comando cinza do braço direito da suspensão, isto faz com que a suspensão fique mais rígida (regulável).

Os 150mm de curso no amortecedor traseiro também são controláveis facilmente para subir, bastando rodar a patilha para a esquerda ficando esta na posição P e aqui podemos afinar de acordo com a subida girando a roda vermelha para a direita e tornamos o amortecedor mais duro ou para a esquerda e damos um pouco de curso para subidas muito irregulares.

Os travões são potentes, precisos, sensíveis e conto que fiáveis. Abusar nas descidas torna-se muito fácil pois sabemos que quando for preciso parar a Burra, nada melhor que um disco de 203mm à frente e um de 180mm atrás!

Os desviadores podiam ser todos da Sram, mas o XT à frente já demonstrou a sua fiabilidade, o X-9 atrás é um pouco ríspido mas muito preciso. Quanto ao rapid fire da Sram (X-9), é um pouco duro, talvez por ser novo, e falta-lhe o mostrador das velocidades… que eu não me importava que tivesse.

Os cubos e os aros DT-Swiss são como todo o material DT-Swiss, muito bons! Os pneus são uns Schwalbe Fat Albert light 2.35, que agarram tanto que às vezes dá vontade de lhes bater, pois mais parecem um puto de dois anos agarrado a um Chupa!

Mas é nas descidas que as suspensões mostram as suas qualidades… a Rock Shox Lyric que se encontra na frente da montada tem mais afinações que os amortecedores do meu carro. Sendo assim podemos regular a rigidez do bloqueio, a rigidez a velocidade baixa e ainda a rigidez a velocidade elevada, na parte inferior controlamos o retorno! Este tipo de afinações permitem à Ghost descer qualquer tipo de terreno como se de betume asfáltico de tratasse (estrada).
O X-Fusion O2 PVA (Power Valve) que a subir quase funciona como um elemento rígido, torna-se numa mola que nos faz descer numa espécie de sofá! Para isso basta rodar a patilha para a terceira posição A (drta) e se ainda não estiver lá, girar a roda toda para a esquerda, é assim atingido o máximo de amortecimento. Tem ainda uma posição intermédia V que deve ser utilizada quando se fazem muitos saltos, pois permite um amortecimento eficaz sem comprometer o limite do amortecedor!


Em resumo é uma bike que se “arrasta” muito bem nas subidas (melhor que muitas rígidas mais leves) mesmo pesando 14,4 kg, tendo 160 e 150 mm de curso e rolar com pneus 2.35.
Mas sendo uma bike de Enduro é boa, mas mesmo mesmo boa para descer e para voar… baixinho! Permitindo abusar dos nossos limites e possibilitando correcções de última hora. Ideal para que gosta mais de descer do que subir, mas que não tem quem lhe leve a montada até ao topo do precipício!

No futuro poderei gaba-la menos, mas por enquanto estou Maravilhado!

20 comentários:

l.laranjo disse...

Já ninguém te pára. :)
Adorei a descrição. Viva a Ghost.

P.S. - Tens de me deixar dar uma voltinha, please.

Afonso Sade disse...

l.laranjo: Está mais do que prometida a volta na minha Burra, esquece tudo o que viste, tudo o que já montaste e prepara-te para entrar numa nova dimensão! x)

;)

joaninha disse...

pois... exacto... se tu dizes eu acredito né? LOOOL

nao percebi quase nada mas gostei da intençao de tentares esclareceres aqui a malta acerca da tua bike nova ;)

boa sorte com ela!

*beijinhos*

Afonso Sade disse...

Aquilo não é uma bike!
Aquilo é um avião, mas sem asas e só co duas rodas!

;)

Ana disse...

Estou triste... e eu que pensava que a minha bicicleta velha, porém modesta, era a rainha das bicicletas...

*sniff sniff*

não queres fazer uma troca?
a minha bicicleta velha, prém modesta, e o meu mp3. que dizes?

Pequenina disse...

Não trocava isso pra voltar a ver o meu velho triciclo laranja escuro e azul . .

snif snif...

Pequenina disse...

Mas fico contente por ti :P (poukiiinho)

Afonso Sade disse...

ana: Eu não gosto de fazer trocas, dsclp... sou mto apegado ao que me faz feliz! ;)

pequenina: Ainda bem que ficas contente, já somos dois! Eu tb dava tudo para ter de volta o meu primeiro triciclo, que ficopu desfeito dps de uma tentativa frustrada de descer umas escadas com ele...

;)

GR disse...

Lol (a parte de descer as escadas de triciclo).
Aproveita bem o brinquedo enquanto é novo; pela publicidade que lhe fizeste não deve acontecer-lhe o mesmo que ao triciclo(esperamos nós)!
***

Daniel Santos disse...

Bem, vejo que fizeste uma óptima aquisição e que também és um entendido em bicicletas.
Eu também adoro a minha bike, apesar de ainda não a ter testado como realmente quero. É da gama Decathlon e é uma RockRider 6.3. (que era o que o orçamento na altura permitia). Com 85mm atrás/100 mm à frente de suspensão e com óptimos travões de disco.
Mas desde que vim para a zona de Lisboa que não tenho andado muito, pelo menos aquilo que eu gostaria...melhores tempos virão :o)
Boas pedaladas, descidas e vôos!

Unknown disse...

fico a espera de dar uma voltinha no "aviao" lol...

White Box disse...

CREDO!!! È nesta que me vais ensinar a andar? :)

Afonso Sade disse...

Tenho uma mais velhinha, para começar, dps qdo já souberes pedalar podes sempre dar uma voltinha!

;P

White Box disse...

Tás cm medo!!! :)

Afonso Sade disse...

Não é bem medo... será mais receio!

lol ;P

White Box disse...

Tá bem,então.... Tás co receio!!! :)

Afonso Sade disse...

Pronto, fica proimetida uma voltinha na minha Ghost, mas tens de me deixar comprar as rodinhas para a roda de trás primeiro, lolol

;P

White Box disse...

Isso é substimar mt a minha capacidade de aprendizagem... Bah! :)
Mas olha q eu cobro.... ;p

Afonso Sade disse...

Não é substimar a capacidade de aprendizagem, é apenas ter meios para uma aprendizagem mais eficiente! ;P

Tenho de começar à procura das rodinhas! lol

;)

White Box disse...

Eficiente é cair e levantar... o resto são rodinhas!!! :)
Isto tá a ficar engraçado tá... ;P